Games

[Games][threecolumns]

Resenhas

[Resenhas][grids]

Resenha: Eu Sou o Número Quatro - Pittacus Lore


Primeiro livro da série Os Legados de Lorien, o livro Eu Sou o Número Quatro apresenta a história de John Smith, um dos últimos sobreviventes de um planeta chamado Lorien. Ele é o quarto em uma lista de nove crianças com poderes extraordinários enviadas à Terra após a invasão de seu planeta natal pelos terríveis mogadorianos. Os habitantes de Mogadore descobrem a existência de sobreviventes lorianos em nosso planeta e planejam terminar o que começaram. No entanto, um encantamento loriano protege estas crianças, fazendo com que seja possível matá-las apenas seguindo uma ordem.

A cada criança encontrada e morta pelos Mogadorianos uma nova cicatriz é formada no tornozelo de John. Com a ocorrência da terceira cicatriz, ele sabe que é o próximo. Com um exército inteiro em seu encalço, John e seu guardião Henry começam uma desesperada corrida contra o tempo para desenvolver suas habilidades e fugir da feroz raça alienígena, e se mudam para a pequena Paradise, Ohio, achando não haver esconderijo melhor do que uma pacata cidade do interior. Mas é neste momento que tudo desanda...

Um misto de ficção, magia e ação, Eu Sou o Número Quatro certamente irá agradar fãs de Harry Potter e Percy Jackson. Conduzida de forma precisa e ágil, a obra de Pittacus Lore (pseudônimo usado por James Frey e Jobie Hughes) introduz o leitor à história da invasão mogadoriana ao planeta Lorien, que destruiu toda a vida do lugar. John Smith é uma das nove crianças que conseguiram escapar cujo destino seria reconstruir Lorien. Neste planeta, havia uma divisão na sociedade entre a Garde e os Cêpans. Os Cêpans eram indivíduos semelhantes aos humanos, enquanto a Garde era detentora de poderes extraordinários, de todos os tipos.

John Smith é o Número Quatro e protagonista do livro, que nos introduz a vida de mudanças e recomeços que este é forçado a levar em nosso planeta. Com o aparecimento de seu primeiro Legado (nome dado aos poderes dos Garde), John inicia seu treinamento, no qual aprende mais sobre si mesmo e sobre seu planeta. A partir deste momento, não há como não se interessar por toda a trama das nove crianças, quais seriam seus poderes e onde estariam se escondendo.
  
Ao chegar em Paradise, John se apaixona por Sarah, e já começa a ser atormentado pelo ex-namorado da moça, Mark. O bullying sofrido o aproxima de Sam Goode, um aficionado por alienígenas e teorias de conspiração, que também é perseguido por Mark e seus amigos.  A verdade é que não há ainda muita ação no livro, que tem o claro objetivo de apresentar John, que será o principal lorieno na saga, e a história do confronto entre Lorien e Mogadore.   

Na primeira batalha que John tem contra os mogadorianos, a misteriosa Número Seis aparece para ajudá-lo. É inegável que os capítulos que narram esta batalha prendem o leitor, fazendo-o torcer pelos lorienos, sem ter nem ideia do que irá acontecer. Fica cada vez mais tenso à medida que mais e mais mogadorianos surgem para atacar os lorienos, trazendo suas bestas gigantes. Os invasores de Mogadore demonstram o que estão dispostos a fazer ao destruir todo o colégio no qual John e seus amigos estudam, apenas para tentar pegá-lo.

Eu Sou o Número Quatro é uma leitura gostosa, conduzida de forma clara e ágil. O único defeito deste volume da saga “Os Legados de Lorien” é a falta de ação, além da ausência das outras crianças de Lorien até os capítulos finais. Há de se ressaltar, no entanto, que as sequências não apresentam tais defeitos, prendendo ainda mais a atenção do leitor, fazendo-o enxergar o mundo do ponto de vista de fugitivos interplanetários superpoderosos.

Nota: Houve uma adaptação mal sucedida da obra em 2011, a qual não foi fiel ao descrito no livro, alterando, inclusive, os poderes de John e Número Seis. O filme foi muito criticado pelos fãs e não deverá ter uma sequência.

Avaliação: 4/5 (Ótimo)

ISBN: 978-85-8057-013-7
Editora: Intrínseca
Tradutora: Debora Isidoro
Páginas: 350
Ano: 2010

Confira outras informações sobre a saga aqui!

Até mais! Henrique

22 janeiro 2014
                                                                                                                                                                                                                                             

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Um comentário :

  1. Ótima resenha. Parabéns! Realmente, quem viu o filme desanima de ler o livro.

    ResponderExcluir


Notícias

[Notícias][list]

Reviews

[Reviews][bsummary]

Vídeos

[Vídeos][bleft]

health