Resenha: Fortaleza Digital – Dan Brown
Fortaleza Digital traz uma temática interessantíssima. É incrível que Dan Brown, em 1998, criou uma obra que agora, em 2013, tem destaque na mídia internacional: espionagem de informação.
Publicado pela Editora Arqueiro, o livro traz a história de Susan Fletcher, matemática que trabalha no Departamento de Criptografia da NSA (Agência de Segurança Nacional Americana). Susan é convocada para resolver um problema: o TRANSLTR, super computador criado com o intuito de descriptografar qualquer mensagem que circula pela internet para combater o terrorismo e outras ameaças, é paralisado por um código aparentemente impossível de descriptografar.
O mais incrível é que, escrito em 1998, Dan Brown promove um cenário polêmico cujas implicações são debatidas nos dias de hoje, como a crise iniciada pela revelação, feita pela imprensa, de que o governo dos EUA espiona telefonemas e atividade online de seus cidadãos e de outros países. O livro mostra com detalhes técnicos que permitem a pessoas leigas em informática vislumbrarem o cenário da mesma forma que profissionais de informática, como e por qual motivo o TRANSLTR foi criado, bem como suas implicações para o mundo.
Interessantíssimo apenas por esse tema, Fortaleza Digital ainda aborda uma busca internacional frenética pela solução do problema do TRANSLTR, perseguições narradas em tons cinematográficos e reviravoltas que deixarão qualquer um de queixo caído.
Dan Brown não deve ser um escritor visto apenas como "aquele que escreveu Código Da Vinci”. Fortaleza Digital demonstra que, desde cedo, Dan Brown sabe como envolver o leitor em uma história bem amarrada, bem construída, baseada em acontecimentos verossímeis e, acima de tudo, empolgante do início ao fim.
O livro foi lido em formato digital.
Nota: 4/5 (Ótimo)
E aí, você já leu? Poste aqui seu comentário.
Até mais! Cris
11 outubro 2013
Post A Comment
Nenhum comentário :