Resenha: O Invasor - Marçal Aquino
Bem pessoal, hoje lhes apresento o incrível O Invasor, escrito pelo versátil Marçal Aquino, que além de autor, também é um distinto roteirista e jornalista com produções impactantes e importantes no cinema nacional.
O Invasor nos apresenta a história de três amigos, sócios de uma bem sucedida construtora. Estevão, inconformado com propostas de negociações escusas de Alaor e Ivan, decide impedir a todo custo a concretização de tal negociação. Sentindo-se ameaçados, Alaor e Ivan se dirigem a periferia e lá contratam os serviços de Anísio, um sujeito isento de qualquer escrúpulo, para assassinar Estevão. Contudo, após de fato a concretização da morte de Estevão, o matador de aluguel passa a fazer parte da vida dos mandantes, despertando desespero por parte de Ivan, que tenta a todo custo se afastar do sujeito, temendo ser incriminado e talvez até morto pelo matador. A trama é uma corrida direcionada a liberdade de um mandante arrependido de seu crime. Em contrapartida, Alaor se une com Anísio suspeitando de que seu sócio, pressionado pelo desespero, confesse tudo.
Conforme se faz a leitura, é amplamente possível sentir a agonia de Ivan em tentar se safar do crime que mandou executar, bem como de Ivan e Anísio. O desfecho da trama é algo fora do comum! Eu mesmo reli duas vezes as páginas finais sem acreditar no desfecho dado. É algo surpreendente.
O filme, com título e roteirizado homonimamente ao livro, é uma produção de excelência, contando com pródigas atuações. Mas a alteração do nome de Alaor para Gilberto no filme ficou estranha e sem explicação. Todavia, o autor da obra auxiliou na roteirização do filme. Excelente livro e filme! Recomendadíssimo!
Nota: 5/5 (Excelente)
ISNB: 9788535918045
Editora: Companhia das Letras (Coleção Má Companhia)
Páginas: 128
Ano: 2011
E aí você já leu? Poste aqui seu comentário!
Até mais! João Pedro
13 de dezembro 2014
Post A Comment
Nenhum comentário :